[CyanogenMod] Instalando o Android ICS 4.0.4 no LG E400 (Optimus L3)

Vou ensiná-los a atualizar a versão do Android(do 2.3.6 para 4.0.4) do seu Smartphone LG Optimus L3, lembrando que esse modo de atualização não é Oficial da LG Eletronics, mas sim uma atualização com uma Custom ROM (Edição da Rom Original) que o pessoal do CyanogenMOD fez.
E ah, fiquem cientes que a total responsabilidade do possível dano do aparelho ao fazer a atualização é exclusiva de vocês!

Mãos à Obra!

- Requisitos -

Inicialmente, é necessário o download desses itens, crie uma pasta para salvá-los:
É aconselhável você deixar o aparelho totalmente carregado, fazer um backup de todos os seus dados (Contatos, Fotos, Videos, Músicas, Notas, Aplicativos etc) pois você irá perder TUDO, e desinstalar aplicativo antivírus ou qualquer outro aplicativo de segurança

- Let's Go! -

  1. Baixe os Drivers do seu LG no primeiro link dos requisitos. Ao abrir o site, clique em Download, no tópico DRIVER USB para Windows. Depois de baixado, execute o arquivo "LGUnitedMobileDriver_S4981MAN38AP22_ML_WHQL_Ver_3.8.1.exe" e prossiga a instalação até o término.
  2. No seu celular, vá no menu Configurações >> Desenvolvimento >> Depuração USB. a Depuração USB é necessária para as próximas etapas.
  3. Vamos fazer o Root no aparelho (O que é Root?). Faça o download do segundo link dos requisitos; Extraia o arquivo Spectrum_Root_Windows.zip e execute o arquivo run.bat com privilégios de administrador (clique com o botão direito do mouse e selecione Executar como Administrador). Prossiga a instalação, o aparelho irá reiniciar várias vezes, é normal. Após a conclusão, verifique se no seu aparelho foi instalado o aplicativo Superuser, se sim, o seu aparelho foi rooteado com sucesso.
  4. Instalaremos agora o Modo Recovery do ClockWorkMod que vai ser necessário para Instalar a ROM e fazer todos os procedimentos. Baixe o terceiro link dos requisitos. Extraia o arquivo "ClockWorkMod_InstallerByOzemir(Update).zip" e execute o arquivo CWM-Installer.bat  com privilégios de administrador. Prossiga e conclua a instalação; o celular reiniciará algumas vezes.
  5. Agora vamos à parte mais importante do processo: a Instalação da ROM. Antes de iniciar, lembre-se de fazer o download dos dois últimos link's dos requisitos, que são a Custom Rom e as Melhorias na Rom. Depois de baixar, transfira os dois arquivos (cm-9-20130505-NIGHTLY-e400.zipoverclocked-no-battery-bug-by-irberserk.zip) para o seu Cartão de Memória (SDCard). Depois de instalado corretamente o Modo Recovery e transferido os arquivos, desligue seu celular. Aperte, ao mesmo tempo, os botões Diminuir Volume + Botão Central (Home) + Botão de Ligar (Power), e segure-os por 5 segundos
Abrirá essa tela aqui: 

  
Navegue entre essas opções usando os botões de Aumentar e Diminuir Volume, e pra selecionar aperte o botão Ligar.
Selecione wipe data/factory reset e escolha yes - - delete all user data:

Ao concluir, selecione o +++++Go Back+++++ para voltar à primeira tela. Selecione advanced e escolha Wipe Dalvik Cache:


Depois disso, volte à primeira tela novamente, selecionando o  +++++Go Back+++++ , escolha install zip from sdcard e depois selecione choose zip from sdcard:

...e escolha o arquivo da ROM que você baixou (cm-9-20130505-NIGHTLY-e400.zip):

Espere a instalação concluir...
Depois de concluída a instalação, volte para a primeira tela novamente, escolha install zip from sdcard >> choose zip from sd card, e selecione o arquivo de Melhorias na Rom (overclocked-no-battery-bug-by-irberserk.zip).


Ao fim da Instalação/Atualização, volte à primeira tela e selecione reboot system now:

Seu celular irá reiniciar e o seu novo sistema Android 4.0.4 irá carregar para iniciar! Enquanto ele carrega, mostrará essa tela (CyanogenMod Boot Logo):

Na primeira vez que ligar o celular após uma instalação/atualização, ele geralmente vai demorar para inicializar, mas isso é normal!

Depois que o celular iniciar normalmente, tá tudo pronto, você acaba de atualizar a versão do seu android no LG Optimus L3!

:)

Se por acaso o celular iniciar no Idioma Inglês, vá em Settings >> Language & Input >> Language >> Português(Brasil).

Ta aí alguns screenshots do meu L3 atualizado:







Enjoy =)

Comentários

  1. acabei de atualizar aqui minha tela esta no modo cyanogen ainda ...
    espero q não seja assim toda as vezes... pronto perfeito muito bom porem terei de baixar o gapps agora não tinha na room!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc Apertava a Tc de ligar ia pra 2º Imagem?

      Excluir
    2. A primeira vez que se instala a Rom, demora mesmo, isso é normal :)

      Excluir
    3. demora quanto tempo pra fazer o root ?

      Excluir
  2. Chega a primeira imagem, seleciono com o Botão ligar, ele Liga o celular, e nao continua as configurações, oq pode ser isso?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. O Aplicativo "Android Market" agora é "Google Play". E pra instalar esses aplicativos no seu L3, instale esse arquivo pelo ClockworkMod Recovery do seu aparelho:

      http://goo.im/gapps/gapps-ics-20120429-signed.zip

      Excluir
    2. como eu faço pra instalar o ClockworkMod Recovery depois que eu terminei a intalaçao e passei pra android 4.0.4

      Excluir
    3. Olá, Sheiviny s. Para instalar o ClockworkMod Recovery, é só seguir o Passo 4 do meu Tutorial acima =)

      Excluir
  4. Muito bom o tutorial, faltou alguns arquivos.
    O Gapps pode ser baixado no próprio site do CyanogenMOD. Basta escolher a versão para CM9. http://wiki.cyanogenmod.org/w/Gapps

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, amigo, mas num Post posterior eu postei o que faltava :)

      Excluir
  5. Oi bom dia. Eu consegui fazer, só que a tela ficou esquisita. Tipo a coloração ficou estranha! Preciso de uma ajudinha!
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  6. Tipo se não tivesse reconhecendo o vídeo.

    ResponderExcluir
  7. ME AJUDEM, POR FAVOR, VENHO DESDE O ANO PASSADO TENTANDO COLOCAR ESSAS ROM'S E SEMPRE MINHA TELA FICA COM A COR DIFERENTE, NO PRINT SAI NORMAL, MAS NO CELULAR MESMO FICA AS CORES TODAS DIFERENTES, O QUE FAZE? JA INSTALEI VÁRIAS ROM'S DIFERENTES...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, estava pensando em instalar a versão original dele.Voltar para a versão 2.3.6.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Também tive problemas com a resolução, resolvi seguindo esse post: http://www.hackmyandroid.com/fix-blurred-screen-issue-on-cyanogenmod-9-for-lg-optimus-l3-e400/4156

      Excluir
  8. Obg! demorou um pouquinho para eu instalar, mas vlw consegui ficou uma maravilha!

    ResponderExcluir
  9. nessa rom não pega o instagram ne ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pega sim. Eu utilizo essa Rom e uso não só o Instagram, mas diversos aplicativos de Redes Sociais!

      Excluir
  10. a atualização permite q eu baixe aplicativos que so o android 4 aceita ?

    ResponderExcluir
  11. mano eu fiz tudo como vc pediu mais a atualização deu tudo certo mais a imagem fiquei muito ruim vc sabe como poderia voltar a versão antiga do android 2.3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a imagem do seu L3 ficou "invertida" ou "negativa", instale essa atualização pelo ClockworkMod Recovery:

      https://mega.co.nz/#!nwRgDZQJ!UOszAABo9OwX2lnBXtdI7XoMwq1vYEb5BZ_VnS2ukRw

      E eu irei fazer um Post sobre como voltar ao Android 2.3; abraço mano =)

      Excluir
  12. Valew pessoal , fiz tudo certinho e funcionou , vallew

    ResponderExcluir
  13. Fiquei apenas com o um probleminha de ativar o dispositivo de armazenamento USB no pc , e com a playstore , alguem ai pode me mostrar a solução se possível?..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A correção do problema do "Armazenamento de Massa" será postada aqui no Blog, ok? Fique atento!

      Excluir
  14. Admin posta um backup da ROM 2.3 e uma da 4.0.4 pois fiz bestera e nem com o kdz da lg ta resolvendo por favor..
    A entrada USB e o carregador não t funcionando com o cell ligado só desligado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, jose arizo. Postei aqui a ROM Android 2.3 pro L3 e os procedimentos para instalá-la.

      http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/08/instalando-android-23-original-do-lg-l3.html

      Excluir
  15. MUITO BOM TESTEI AQUI NO MEU L3 E400,PRA QUEM NÃO SAI DA TELA AZUL DO ROBOZINHO É PORQUE FEZ COM A BATERIA ABAIXO DE 60% CARREGADA.ELA TEM QUE ESTAR COMPLETA PRA DAR CERTO.

    ResponderExcluir
  16. COMO FAÇO PRA TIRAR UM screenshot COM ESSA ROM??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aperte e segure o botão Power que vai aparecer a opção "Captura de Tela".

      Excluir
  17. Não estou conseguindo mais colocar a conta no android,a conta do google.

    ResponderExcluir
  18. TODA HORA A CONTA DO GOOGLE DA PROBLEMA E PARA DE FUNCIONAR ATÉ O MARKET. AJUDA AE IRMÃO,COMO RESOLVO ISSO????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, reinstala o Gapps (http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/05/adicionando-conta-do-google-aplicativos.html) pra ver se resolve!

      Excluir
    2. onde eu baixo o gapps e mim fala os aplicativos que faltam

      Excluir
  19. fiz akie e deu td certo, agr quero saber como vejo meus arquivos do cartão SD
    quero intalar apps !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei fazer um tutorial rápido ensinando como instalar aplicativos via usb, quando o android não tem Gerenciador de Arquivos! Mas, se você tiver internet no seu Android, Baixa o "Es File Explorer". Pra mim é o melhor gerenciador de arquivos para android!

      Excluir
    2. cara eu instalei tudo certo,
      instalei esse Es file explore e o root explore mais nem deles asseça o cartao de memoria só a memoria interna :/

      Excluir
  20. BAIXA NO MARKET OU NO GOOGLE O APLICATIVO CHAMADO ES EXPLORADOR DE ARQUIVOS.

    ResponderExcluir
  21. eu nao consigo e entrar no modo recovery toda ves so volta as funçoes de fabrica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para entrar no Recovery, Segure as Teclas "Power" + "Aumentar Volume" + Tecla Home. Segura elas ao mesmo tempo, por 2 segundos, e solte... Espere que a "Tela do Recovery" vai aparecer!

      Excluir
  22. E o consumo de memória, amigo? Como ficou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Android 4 é um pouco mais "pesado" que o 2.3, consequentemente o consumo de memória é um pouco maior também, e se instalar aplicativos pesados piora mais ainda o desempenho do LG L3. Mas há artifícios que eu uso (irei postar) para melhorar o desempenho, como mover os Apps pro Cartão de Memória, fazer Overclock na CPU, etc..

      Excluir
    2. oi eu instalei td certinho,eu passei os arquivos para o cartão de memória até ai td bem,mais na hora de apertar as teclas as vezes liga ou liga e desliga oq eu faço?

      Excluir
    3. Obrigado pela resposta! Vou aguardar a postagem.

      Excluir
    4. Olá, cleiton! Segure as teclas [Ligar] + [Aumentar Volume] + [Home]. tem que segurar essas teclas por apenas 2 Segundos, e soltar. O modo Recovery deve iniciar normalmente!

      Excluir
  23. aiii eu queria saber como fasso pra trocar a musica de chamada ? pq n consigo com essa versão :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho é esse: Configurações >> Som >> Toque do telefone .
      Se você quer selecionar uma música do seu Cartão de Memória como toque do telefone, instale o aplicativo "ES File Explorer" disponível na Google Play Store, e siga o mesmo caminho que mencionei acima; aparecerá a opção "ES File Explorer" e você escolherá a música que quiser do Cartão de Memória.

      Excluir
  24. caso de algum problema ou ue nao gostar msm, se eu quiser voltar pra versao anterior.
    vai funcionar pelo KDZ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Markinhos. Eu fiz um novo Post no Blog, ensinando exatamente isso, o "Downgrade" do Android 4 pro Android que veio de fábrica no L3, o Android 2!

      http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/08/instalando-android-23-original-do-lg-l3.html

      Excluir
  25. Acabei de instalar no meu l3 so ele nao reniciou o que eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem sua explicação, mas normalmente os problemas de inicialização do L3 podem ser corrigidos fazendo isso:

      -Ligando o celular no modo Recovery (Botão Ligar + Aumentar Volume + Botão Home);
      -Depois disso, escolher as opções "Wipe Data/Factory Reset" e "Wipe Cache".

      Excluir
    2. eu instalei so que na ligou so apareceu lg e depois ficou preta

      Excluir
    3. Reinstale o Android e siga esse dois passos que lhe disse no comentário acima!

      Excluir
    4. Poxa o meu tambem ta com a tela preta me ajude aiiii

      Excluir
  26. eu não consigo fazer isso, o meu celular é LG Optimus L3 Dual... se puder me ajudar agradeço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Post é apenas para LG Optimus L3, eu ainda não "mexi" em instalação de ROMs no L3 Dual, porém vou me informar sobre isso.
      Não instale nenhuma ROM sequer do L3 no L3 Dual!

      Excluir
  27. Oi deu tudo certo baixei os aplicativos como Facebook Twitter Instagram Gmail Google play e etc.
    A imagem ficou ótima como o programa que eu tinha baixado e estalado pelo modo Recovery mais como faz para colocar no Idioma português do meu Lg Optimus porque o meu não tem só tem outros tipos de idiomas diferentes como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se você instalou a ROM que eu postei aqui no Tutorial, ela tem sim a opção de Idioma Português. Mas como você disse que instalou alguma coisa pelo Modo Recovery, isso deve ter alterado as opções de Idioma da ROM, então não sei o que você fez. Reinstale a ROM que eu postei!

      Excluir
  28. Olá amigo, não consegui baixar o Spectrum_Root_Windows.zip (1.7 MB) e o ClockWorkMod_InstallerByOzemir(Update).zip (9.7 MB) ambos dão o seguinte erro no MEGA "Temporariamente indisponível" se poder poste novamente. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu acabei de conferir os Links que de Download desses arquivos e eles estão funcionando normalmente! Talvez o problema esteja no Navegador que você está usando. Instale o Google Chrome, é o mais confiável para acessar o MEGA.

      Excluir
  29. Aí cara, fiz tudo certinho aqui, e iniciou tudo o sistema, atualizado e tal. Porém, as cores ficaram sem contraste e estão muito nítidas, tentei instalar a room original novamente pra ver se voltava ao normal, e continuou a mesma coisa, poderia me ajudar? Meu celular é o Optimus L3 E4000. Valeu em!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se você instalou as duas ROMs e continuou o mesmo problema, provavelmente o problema está no seu aparelho, na parte "física" dele. Talvez tenha sido o Visor dele que tenha dado algum problema; confere isso aê, valeu!

      Excluir
  30. Oi instalei tudo certinho + a tela ficou uada como resolvo isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tambem fico assim quero saber como resolve tambem.

      Excluir
    2. Se a tela ficou com cores invertidas, baixe esse arquivo aqui e instale ele pelo Modo Recovery:

      https://mega.co.nz/#!nwRgDZQJ!UOszAABo9OwX2lnBXtdI7XoMwq1vYEb5BZ_VnS2ukRw

      Excluir
  31. cara eu fiz uma burrada baixei o cm-9-20130505-NIGHTLY-e400.zip
    pela metade ae coloquei fiz tudo certinho so que nao tinha me tocado que tava pela medade agora agora deu piti no meu celular kk
    sera se eu baixando tudo direitinho
    instalando pelo meu cartão de memoria
    resolve o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, resolve sim! Mesmo que você instale uma ROM no seu L3 e ela não funcionar, se seguir novamente os passos postados nesse tutorial você "recupera" seu aparelho; tudo depende do seu Recovery :)

      Excluir
  32. EU NAO TO CONSEGUINDO ATUALIZAR O MEU LG L3 E400F ME AJUDEM PF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga os passos desse tutorial exatamente como estão e você vai conseguir sim atualizar!

      Excluir
  33. olá,atualizei meu l3 hoje e estou curtindo!ozemir esta de parabens pela postagem ajudando a atualizar e tals!
    só q tenho um problema meu celular esta travando toda hora o q eu devo fazer neele?se puder me adc no whatssapp e me dar uma ajuda eu agradeço 1692387662

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiramente, Obrigado :)
      A questão do travamento pode ser resolvida excluindo alguns aplicativos que vêm no sistema e que você não usa ou não sabe nem pra que serve. E também movendo os aplicativos "pesados" pro Cartão de Memória! Vou fazer um Post ensinando a fazer isso direitinho!

      Excluir
  34. Olá, não consigo fazer o Download do LG United Mobile Driver, e se eu instalar uma versão anterior aparesce "Este programa detectou que a versão 3.08.001 já está instalada" pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o LG United Mobile Driver já está instalado no seu PC, não precisa reinstalá-lo, pule esta etapa do Tutorial!

      Excluir
  35. Ele demora quanto tempo para se inicializar após uma instalação/atualização ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 1 à 2 minutos! No máximo 3 minutos...

      Excluir
    2. No meu LG e400 nao aparece a tela do robozinho, a tela fica so preta e nao carrega o que estou fazendo de errado para nao dar certo ?

      Excluir
    3. Reinstale a ROM novamente, e no final da instalação (no Modo Recovery) vá em:
      "mounts and storage"
      e verifique os cinco primeiros itens:
      - unmount /cache
      - unmount /data
      - unmount /emmc
      - unmount /sdcard
      - unmount /system

      se um desses cinco estiverem assim: - mount /
      mude para - unmount /
      e reinicie o celular pra ver se ele inicia normalmente!

      Excluir
    4. Fiz e Nao deu certo..Quando passa da parte que aparece LG a tela fica preta e nao passa dela.

      Excluir
    5. Então reinstale a ROM Original do seu L3 [Tutorial nesse link http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/08/instalando-android-23-original-do-lg-l3.html ] e depois instale a ROM 4.0 pra ver se funciona!

      Excluir
    6. Ja fiz 3 vezes.. Tipo o cel começa a ligar mais depois que passa a parte do LG a tela fica toda preta e nao termina de ligar

      Excluir
    7. Meu cm-9-20130505-NIGHTLY-e400.zip estava faltando partes, por isso nao estava dando certo. Vou baixa-lo aqui denovo e tentar.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. eu quero fazer no meu, mas mesmo com o passo a passo eu ainda não intendi nada de como se faz :'( poxa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Releia o tutorial novamente, com atenção. Esse tutorial está muito claro e fácil de compreender!

      Excluir
  38. Ozemir, consegui fazer a atualizacao, mas como consigo ter acesso ao meu cartao de memoria ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo êxito na instalação :) Baixe o aplicativo "ES File Explorer" na Google Play Store, ele vai servir para você navegar nas pastas do seu L3, inclusive no Cartão SD.

      Excluir
    2. Obrigado..Mas hoje fui conectar o L3 no som via USB e o som nao reconheceu, como faço pra corrigir isso ?

      Excluir
  39. Amigo estou com uma duvida, para fazer esse processo todo, no inicio, tem ki fazer todo o processo com o aparelho desligado é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início de todo o processo você deve desligar o aparelho, para poder prosseguir com os passos do tutorial.

      Excluir
  40. cara eu to com um problema, queria saber se so deu no meu . ele nao tem hotspot na rom e qundo eu tentei instalar um ele nao funfa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instala esse Aplicativo Hotspot aí:
      https://android-wifi-tether.googlecode.com/files/wifi_tether_v3_3-beta2.apk

      Excluir
  41. antes de ontem fui conectar o L3 no som via USB e o som nao o reconheceu, como faço pra corrigir isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque essa ROM não vem com a opção "Armazenamento de Massa" no modo USB, então o Som não vai reconhecer o celular. Mas nesse link tenho um tutorial rápido ensinando como adicionar a opção de Armazenamento USB no seu L3:
      http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/06/corrigindo-o-erro-da-bateria-e-do.html

      Excluir
  42. pow me ajuda ai ..eu instalei tudo certinho ta funcionando tudo
    Mais esse android nao vem com radio Am e Fm tem algum arquivo pra baixar
    para instalar o radio no smartphone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa ROM não vem com aplicativo de Radio. Você pode baixar o Aplicativo "TuneIn Radio" (que tem na Google Play Store) que sintoniza Rádios pela internet do seu L3. Ou você pode baixar esse aplicativo pra testar:
      http://forum.xda-developers.com/attachment.php?attachmentid=616389&d=1307274256
      que sintoniza rádios sem precisar de internet!

      Excluir
    2. como eu faço pra instalar essse aplicativo ?? pode me explicar agradeço abç

      Excluir
    3. Se for instalar o "TuneIn Radio", é só ir na Google Play Store pra baixar. Mas se você for instalar esse outro Aplicativo que eu te mandei o Link, basta você baixá-lo, salvar no Cartão de Memória do seu aparelho e tocar nele pra instalar!

      Excluir
  43. eu fiz tudo direitinho so q na utma parte q é pra desligar o cell e ligar apertando os botoes nao aparece nada o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, seu Recovery não está funcionando corretamente. Reinstale o Modo Recovery!

      Excluir
  44. Se eu atualizar o android automaticamente aumenta a memoria Ou não.
    Se não, como faço pra aumentar a memoria do L3 E400f?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! A atualização do Android não altera a memória. E eu sei como aumentar a memória do L3, mas não sei aumentar a Memória RAM dele.

      Excluir
  45. Olá, consegui instalar e está funcionando legal, porém alguns dias depois percebi que ao reiniciar meu celular alguns aplicativos (que estão no sd) se desinstalam e eu preciso baixá-los novamente... o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse problema não costuma ocorrer com essa ROM. Talvez seu Cartão SD esteja com problema ou mal inserido no aparelho. Se esse não for o problema, mande os aplicativos para a memória interna do L3 e não para o SD.

      Excluir
  46. Olá, gostaria de saber se é normal a tela do meu aparelho ficar branca, piscando, e reiniciando, ainda estou no passo 3. Preciso que responda com urgencia!!!!!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele reinicia mesmo várias vezes, para poder instalar o Superuser e o Root do aparelho, mas essa "tela branca" não é normal não. Retire a bateria do aparelho e ligue ele normalmente pra ver o que acontece.

      Excluir
  47. Me ajuda , Ele ficou com aquele robozinho , Ta faz uns 10 minutos e não sai de lá, Oque eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Modo Recovery [Aumentar Volume + Home + Ligar], vá em:
      "mounts and storage"
      e verifique os cinco primeiros itens:
      - unmount /cache
      - unmount /data
      - unmount /emmc
      - unmount /sdcard
      - unmount /system

      se um desses cinco estiverem assim: - mount /
      mude para - unmount /
      e reinicie o celular pra ver se ele inicia normalmente!

      Excluir
  48. Não tó conseguindo conectar a internet móvel 3g.
    Ajuda ai parceiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vá em Configurações e ative os "Dados Móveis", ligando a internet 3G. Espere que ele deverá conectar normalmente! Se a internet não conectar, o problema talvez esteja no seu Chip de Operadora (Falta de Sinal, Falta de Créditos, Sinal Ruim, etc). E para usar o 3G você deve desligar o Wifi do L3!

      Excluir
    2. Vlw, isso eu conseguir resolver, Agora o instagram está com problema na hora de postar as fotos. e imagem fica preta. Tem como resolver??

      Excluir
  49. O meu nao esta querendo sair mais do modo recovery, sera q poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A opção "reboot system now" serve pra sair do Recovery e iniciar o sistema! Selecione essa opção!

      Excluir
    2. Vlw mas eu consegui sair, o reboot system now só estava me trazendo de volta pro recovery, eu tive que entrar no modo emergency, vou carregar meu celular e tentar atualizar mais uma vez.

      vlw :3

      Excluir
    3. Ok cara. Se o problema persistir, reinstale o Android 2.3 original do L3 e depois tenta atualizar!

      Excluir
  50. tá dando erro no instagram, quando vou postar foto ele fica preta.
    sabe como arrumar isso ? pfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu L3 também ficou assim, eu só conseguia tirar dessa "tela preta" quando eu diminuía a resolução da foto que eu queria postar, pra uma resolução abaixo de 1000px por 1000px. Tente isso!

      Excluir
  51. Oi meu celular acada 10 minutos atela dele congela ai eu teho que remover a bateria me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é normal de acontecer nessa ROM. Comigo nunca aconteceu! Reinstale o Android 2.3 (Tutorial aqui no Blog) e depois reinstale o Android 4.

      Excluir
  52. ai kra como eu faço pra instalar aqule aplicativo de radio no meu celular

    ResponderExcluir
  53. atualizei meu cel e agora nao consigo fazer download de apps android

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, você não encontrou a "Loja do Android" Play Store na lista de aplicativos, certo? Vá nesse link e aprenda a adicionar a Google Play Store e assim baixar aplicativos:
      http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/05/adicionando-conta-do-google-aplicativos.html

      Excluir
  54. Olá, Durante o Root que eu estava fazendo o computador desligou. Eu já tentei mais uma vez e acontece a mesma coisa, teria alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então seu PC deve estar com algum problema. Procure solucionar isso ou tente fazer o Root em outro PC.

      Excluir
  55. Olá, Boa noite, Não consigo fazer o root no meu aparelho, sempre acontece alguma coisas quando executo o arquivo alguma .bat e ele da rebooting e mas não aparece o superuser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente Rootear por um Programa chamado "Super One Click", Procure no Google!

      Excluir
  56. pf me ajuda!!! hj fiz root no meu cel ao 12hs00, e as 13hs15 instalei o rom certinho,como ta no tutorial.o problema é q ta o dia inteiro na tela do robo da cyanogen. Ja sao 19hs45 e até agora nada!! to preocupada,pois paguei caro para ter direito a garantia estendida,e agora perdi; nunca fiz root antes. to com medo de perder meu celular. o meu é lg e400

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu LG L3 estava na Garantia Estendida, e eu Instalei a ROM e não sei o que aconteceu que meu celular pifou e não ligou mais. Mesmo com a Custom ROM instalada, eu mandei o aparelho pra Assistência Técnica e eles repararam o meu aparelho e ele está ótimo, e não me custou nenhum centavo, a LG pagou tudo! Então, tente reinstalar a ROM 2.3 que tem nesse meu Blog e depois reinstale o Android 4.0 pra ver se resolve!

      Excluir
    2. ah sim obrigada, fiz isso ja, o problema é q nao consigo acessar os arquivos do cartao de memoria,, instalei o polaris viewer pelo google play,mas ele nao aparece aq nos aplicativos. fora isso, tudo ok :) ps:ótimo tutorial!

      Excluir
    3. Obrigado (:
      E ah, Procure o aplicativo "Es File Explorer" na Google Play Store, nele você pode navegar pelas pastas da memória interna e do Cartão de Memória!

      Excluir
    4. consegui, obrigada =D

      (sei que sou chata,mas preciso da sua ajuda novamente) deu um probleminha aqui no apollo.. parece que as musicas estão aparecendo em latim..e o instagram também, fica com a tela preta quando vou editar as fotos. #helpme

      Excluir
  57. Primeiro: Você está de parabéns em todos os tutoriais.
    Segundo: Fico impressionado com a atenção que você dá as dúvidas dos leitores.
    Terceiro: Você saca muito do assunto !
    Quarto: Me ajudou e parabéns! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado ^^
      E, me desculpe pela demora na resposta; passei um tempo Off aqui no Blog, mas voltei (novamente, rsrs).

      Excluir
  58. Ozemir, como vou colocar o Gapps no celular? Por favor,me ajude

    ResponderExcluir
  59. Olá Ozemir,gratificado pelo seu conhecimento e simpatia, queria realmente saber se vale a pena instalar o Cyanogenmod, pelo lado de uso de memoria, e se eu fazer um overclock, não posso prejudicar minha cpu e encurtar a vida dela?

    ResponderExcluir
  60. Eu fiz so que as cores ficaram zuadas, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos comentários aqui tem a solução para o seu problema.

      Excluir
  61. Se eu quiser resetar ele pra versão 2.3 novamente, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está o passo-a-passo para isso: http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/08/instalando-android-23-original-do-lg-l3.html

      Excluir
  62. aii manoo nao to conseguindo estalar o drive "LGUnitedMobileDriver_S4981MAN38AP22_ML_WHQL_Ver_3.8.1.exe" me ajuda aii cara por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente esse arquivo que você baixou está corrompido; baixe novamente! Ou senão, verifique se ele já está instalado, ou ainda, verifique se há algum problema no seu Windows.

      Excluir
  63. me adc no face e melhor d convercar. gabrielmacoy@hotmail.com a foto e to mais umas meninas

    ResponderExcluir
  64. Pow fiz direitinhoa atualizaçao da rom . Mais agora camera para de funcionar e depois de um tempo atela congela quem ta com o mesmo problema que eu se solocionol me ajuda . Tudo para de funcionar face ta lento youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem achar a soluçao me manda um email lucasbalbino9@gmail.com

      Excluir
    2. Olá parceiro tudo bem? Então tive o mesmo erro, e consertei fazendo o seguinte:

      -Atualize a versão do Cyanogen, está que o Ozemir postou é a 05/05, eu estou usando a 29/09 e está tudo ok e resolvido, qualquer coisa só chamar =D

      Excluir
    3. De preferencia entre no site da Cyanogen e procure por Optimus L3, e achará as ROM's mais atuais

      Excluir
  65. Oiee Ozemir instalei tudo direitinho so que na hora de reiniciar aperece o LG e depois a tela fica preta o que faço????
    Me ajude urgenteeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe a mais nova versão da ROM CyanogenMod que é o Android 4.0.4, e instale pra ver se soluciona seu problema!
      Aqui: http://get.cm/?device=e400

      Excluir
  66. cara de tudo certo obs mas como colocar o google play

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, segue o link do blog que vai lhe ajudar!

      http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/05/adicionando-conta-do-google-aplicativos.html

      Excluir
  67. o meu não ta funcionando a lista telefonica do sim o q faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vá em grupos, aperte o botão do lado esquerdo do botão menu(é que eu não lembro o nome rsrs'), importar contatos, importar do sim.
      Acho que isso resolve!

      Excluir
  68. em kra como faço para entrar no meu cartão de memoria pois não achei nem um gerenciador e não tem como instalar nem um. Como faço para acessar o cartão SD e memoria Interna?

    ResponderExcluir
  69. Boa noite não consigo entrar na tela pra terminar a atualização pois quando clico nos botoes Diminuir Volume + Botão Central (Home) + Botão de Ligar (Power) o meu celular reseta poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, o Modo Recovery do seu aparelho está corrompido. Aconselho você a reinstalar o Android 2.3 original do L3.

      Excluir
  70. Não tó conseguindo achar o ponto de acesso wifi, tem algum programa ou algo pra fazer pra aparecer?? Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Rom não possui a função de "Roteador Wifi". procure no Google Play ou no site "XDA Developers" algum aplicativo que exerça essa função.

      Excluir
  71. DEU TUDO CERTO TUDO CARA VALEU OZEMIR !!!!!

    ResponderExcluir
  72. ''O sistema não pode encontrar o caminho especifico''
    Foi o que apareceu no ecrã preto quando fui fazer o passo 4 /:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa "Executar como Administrador" para o programa rodar normalmente! Descompacte todos os arquivos do "ClockWorkMod_InstallerByOzemir(Update).zip" em uma pasta, e assim execute...

      Excluir
  73. o amigao i meu tablet p1000l n tem cobertura de sinal com nenhum chip o q deve ser :

    ResponderExcluir
  74. Bom dia!
    Fiz ontem a atualização, porém a imagem não esta muito boa, péssima a definição dos ícones, muito escuro também. fico o Android 4.0 porém continua não instalando jogos que rodam 4.0, saberia me dizer o que poderia ser feito para melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.hackmyandroid.com/fix-blurred-screen-issue-on-cyanogenmod-9-for-lg-optimus-l3-e400/4156

      Baixe esse Kernel e instale via Clockwork!

      Excluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. não estou conseguindo acessar meus arquivos via usb, como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, quando você conectá-lo ao PC, ele aparecerá como um Dispositivo MTP (LG-E400); abra-o e os arquivos do seu Cartão SD e Memória Interna aparecerão.

      Excluir
  77. não estou conseguindo baixar arquivos 4.0 !

    ResponderExcluir
  78. Pessoal andei estudando os bugs atuais da ROM Cyanogenmod 9(Nightly), e notas para os principais:

    - Se o seu aparelho está a travar a cada 5 em 5 minutos e só reinicia retirando a bateria, ative a rotação da tela que irá estabilizar.
    - Problemas com a imagem está com cores estranhas? http://www.hackmyandroid.com/fix-blurred-screen-issue-on-cyanogenmod-9-for-lg-optimus-l3-e400/4156 baixe esse kernel e instale ele com o ClockWork.

    - Vejo muitos bugs pois estão baixando a versão antiga, entrem no proprio site da Cyanogenmod e baixe a versão da rom mais atual para evitar esses bugs simplistas(com excessão esse do travamento que disse acima).

    - Não gostou da CM9?
    Existem ROM's alternativas:
    ExtreMIUIV3 - http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2100259(Creditos ao Ozemir)
    Xperia Light - http://www.androidz.com.br/forum/topic/24836-custom-rom404-xperia-light-fast-v1-para-l3-e400/
    Ambas provavelmente são mais estaveis que a CM9, e provavelmente pode ajudar vocês.

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  79. fiiz a atualixaçao tudo certiinha, mas ele fica travando dai tem qe tirar a bateria pa ele religar :(
    como resolver issso ? Ajuda aer vlw :p

    ResponderExcluir
  80. meu celular está falando que não tem google play '-' nao estou conseguindo baixar nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, acho que tenho links que possa te ajudar:

      Siga este tutorial do Ozemir para conseguir insatala-los:
      http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/05/adicionando-conta-do-google-aplicativos.html

      Google Play sosinho - http://d-h.st/LE2

      Conjunto de aplicativos do Google - http://goo.im/gapps/gapps-ics-20120317-signed.zip

      Espero ter ajudado =D

      Excluir
  81. então, eu instalei tudo direitinho ontem e tudo mais e hoje eu instalei o Gapps mas não consigo instalar aqueles apps que só tem pro android 4.0.4, você pode me ajudar? agradeço desde já

    ResponderExcluir
  82. meu deus, meu celular desliga de 5 em 5 minutos e se não esta desligando esta travado, mal consigo usá-lo ! ja re-instalei e não adiantou .... estou preocupada, será que o celular estragou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te explicar muito sobre esse problema, mas tente instalar outra Custom ROM, ou baixe essa nova atualização da CyanogenMod:
      http://get.cm/get/jenkins/43071/cm-9-20130929-NIGHTLY-e400.zip

      Excluir
  83. eu coloquei cm_9 no cartao de memoria i a jente clica i vem uma negosio para fazer semha ou numeros como e que eu faco?

    ResponderExcluir
  84. o instagram, está com o velho problema da tela preta ! como consertar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe algum editor de imagens para Android (Exemplo: Pixlr Express) e diminua o tamanho da foto para menos de 1024x1024px e tente novamente que vai solucionar!

      Excluir
  85. Como fasso para inslatar o gapps em modo recovery???

    ResponderExcluir
  86. Instalei com a MELHORIAS DA ROM não passou.. ai instalei em mas melhorias funcionou .... como fãs só praia instalar agora as melhorias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor você instalar a nova atualização da ROM:
      http://get.cm/get/jenkins/43071/cm-9-20130929-NIGHTLY-e400.zip

      Excluir
  87. cara fais uma video aula de como instalar o GOOGLE PLAY STORE pq atualizei meu android e não tem o Aplicativo ja tentei baixá-lo mais naun dá ! si resolver esse problema serei grato !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está o tutorial meu que ensina como instalar não só o Google Play Store, mas os outros aplicativos do Google:
      http://ozemirelion.blogspot.com.br/2013/05/adicionando-conta-do-google-aplicativos.html

      Excluir
  88. Fiz tudo certinho mais o meu wifi não esta funcionando e não tenho como instalar pelo apk pois não possuo ASTRO Gerenciador de Arquivos e outro qualquer como resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu Wifi estiver com problemas, não tem nada a ver com seu aparelho celular. Conecte-se com outro ponto de Wifi e, pela Play Store, baixe o ES File Explorer para ser seu gerenciador de arquivos.

      Excluir
  89. Boa Tarde Ozemir,

    Acabei de executar o procedimento. Após a opção "reboot system now", o aparelho mostra rapidamente o logo da LG e depois a tela fica acesa sem nada aparecendo.
    Já aguardei 2 horas e nada.

    e-mail: megason99@yahoo.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas